TAU
BASES DA CONVOCATÓRIA
TAU: o que é e seus objetivos?
TAU – TERRITÓRIO ARTE URBANA
O TAU – Território Arte Urbana é um Festival de Arte Urbana, que pela primeira vez o TAU – Território de Arte Urbana, concentrará suas atividades em um único território: a Vila Dias, no bairro Santa Tereza, em BH. Para além da proposta deste espaço imersivo condensado, a edição também se torna especial pelo recorte utilizado na escolha das fachadas: a priorização por comércios totalmente geridos por mulheres.
O festival que está em sua 4ª edição, tem como objetivo a criação de um circuito de arte a céu aberto, buscando por meio de uma curadoria, selecionar obras artísticas em diversas linguagens (instalação, fotografia, pintura, escultura, lambe-lambe, bordado, colagem, mobiliário urbano, dentre outras que a sua imaginação mandar).
Em 2024, o TAU tem Como proposição curatorial a mostra intitulada Escutas Inventadas: recontando histórias de mulheres da Vila Dias e busca promover discussões imagéticas acerca das inúmeras possibilidades de se existir enquanto mulher e a aproximação das propostas artísticas que dialoguem com as histórias destas mulheres que terão seus estabelecimentos contemplados pelo projeto.
A mostra tem como ponto referencial a escuta. No mundo contemporâneo dos infinitos estímulos, principalmente em decorrência das redes sociais e suas dinâmicas de conexões em tempo quase integral, poucos são os momentos em que conseguimos parar para escutar o que as outras pessoas têm a dizer.
Nesta edição, o olhar curatorial volta-se, então, para propostas artísticas de caráter experimental que se apresentem permeáveis à incorporação dessas histórias. Espera-se que, a partir das escutas desse território geográfico e sensível da Vila Dias, possam confluir criações que transcendam os discursos normativos em torno do gênero, contemplando tanto as histórias das anfitriãs do projeto quanto reflexões em torno das infinitas possibilidades de ser mulher e pensar o feminino.
Escutas Inventadas: recontando histórias de mulheres da Vila Dias é uma proposição de ruptura desse excesso, regido pelo imediatismo raso da hegemonia da visão. É um convite ao exercício ou invenção de escutas sensíveis que abram campos de conexão entre as histórias dessas mulheres e suas falas, que, muitas vezes, por meio de gestos e grafias corporais excedem o campo da oralidade.
Logo, nosso comprometimento é com social e cultural, promovendo um espaço para que artistas possam experimentar e desenvolver trabalhos de forma livre, fluida e processual, oferecendo a eles novos desafios e fomentando a reflexão sobre a utilização do espaço público. Além disso, o TAU visa proporcionar aos moradores e visitantes do bairro, a possibilidade de desfrutarem de um circuito de obras, bem como uma troca com os artistas, os colocando em contato direto com a arte contemporânea de Belo Horizonte, Minas Gerais e do Brasil.
O TAU, que é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e tem o patrocínio da Blip e tem como missão potencializar o fazer artístico e o empreendedorismo neste bairros, democratizar o acesso à arte e aproximar o público local e visitantes do bairro, da arte contemporânea.
O projeto, a partir das inscrições nesta convocatória, tem também como parte de seus objetivos o mapeamento de artistas de Belo Horizonte, Minas Gerais e do Brasil, dedicados a pensar a relação entre a arte, a cidade e a sociedade.
*Esse projeto teve como inspiração o projeto C.A.L.L.E que é realizado anualmente em Madrid no bairro Lavapiés.
Convocatória:
- Participantes
- Para quem é destinada
- Quando e onde.
- Como participar (ficha de inscrição e documentação solicitada).
- Critérios de avaliação.
- Resolução.
- Responsabilidades da organização.
- Responsabilidades dos artistas.
- Prazos e compromissos básicos da organização do evento.
- Quem está envolvido
- Programação complementar do projeto.
- Cronograma
Artistas de todo o Brasil, emergentes, experientes, duplas, coletivos, estudantes e interessados de forma geral, brasileiros ou legalmente residentes no Brasil.
Artistas de todo o Brasil, iniciantes e experientes, amadores e profissionais, com inscrições individuais, em duplas ou como coletivos, brasileiros ou legalmente residentes no Brasil.
FACHADA COMÉRCIO:
Serão selecionados cinco trabalhos para intervenções nas fachadas comerciais do bairro Santa Tereza e Horto. Destes, quatro trabalhos serão destinados aos artistas de Belo Horizonte e Região Metropolitana e um se destinará a um artista de todo o Brasil.
Essa categoria é destinada à trabalhos em técnicas variadas como, instalações, objetos, fotografias, desenhos, colagens, escultura, artes gráficas, graffiti, lambe-lambe, mobiliário urbano, dentre outros, respeitando a legislação que rege esses espaços e a fruição da circulação de pedestres.
*Para a 4ª edição do TAU, não serão aceitas propostas de performance, por se tratar de uma linguagem de complexidade específica que foge ao foco inicial do projeto e com bases na permanência das obras por 40 dias ininterruptos. As obras deverão ter visibilidade durante o período do dia e da noite, sendo assim, obras que envolvam luz ou possíveis projeções, serão analisadas com os devidos critérios.
MURO METRÔ BH – VILA DIAS:
Serão selecionados cinco trabalhos para intervenção no Muro do Metrô BH da Vila Dias.
Essa categoria é destinada à trabalhos em técnicas variadas como, instalações, objetos, fotografias, desenhos, colagens, escultura, artes gráficas, graffiti, lambe-lambe, mobiliário urbano, dentre outros, respeitando a legislação que rege esses espaços e a fruição da circulação de pedestres.
Trabalhos que envolvam vídeos ou projeções não serão aceitos nessa categoria e deverão ser inscritos na categoria FACHADA COMÉRCIO/PRAÇAS, com as devidas considerações apontadas no item acima.
OBSERVAÇÕES:
*Vide Item1 abaixo que compreendem a Região Metropolitana.
**Cabe ressaltar, que as propostas não precisam estar necessariamente fechadas, como um produto final. O projeto prevê três dias de imersão antes da execução das obras, que serão destinados à uma vivência na Vila, trocas e reflexão sobre as propostas dos trabalhos selecionados, dentro do contexto real e das possibilidades de alteração das obras, e até mesmo situações onde o processo é a própria obra.
O projeto acontecerá de 27 de setembro a 06 de outubro de 2024, divididos da seguinte forma: 3 dias de imersão de trabalhos e 7 dias de execução de obras.
No período de execução das obras, poderá haver alguma programação paralela ao festival.
As obras são executadas integralmente na rua, dando ao público a oportunidade de desfrutar de todo o processo.
A exibição das obras na categoria FACHADA COMÉRCIO se estenderá pelo prazo mínimo de 40 dias após sua conclusão e as obras do MURO METRÔ BH – VILA DIAS por 3 meses de exposição.
Abaixo a lista dos espaços parceiros do TAU e as medidas aproximadas das áreas de intervenção nas Fachadas Comércio da Vila Dias e do Metrô BH.
- Bar da Vila Dias
- Endereço: Rua Conselheiro Rocha n 1045. Vila Dias – Santa Tereza. CEP: 31 010 245. Belo Horizonte. MG.
MEDIDAS:
- Fachada: 15,74 (largura) x 3,82 (altura)
- Largura das pilastras: Pilastra 1: 0,45 – Pilastra 2: 0,40 – Pilastra 3: 0,45
- Portas metálicas: 1,8 (largura) x 3,4 (altura)
- Porta lateral: 2,4 (largura) x 2,5 (altura)
- Piso: 15,7(comprimento) x 2,4 (largura)
- Cantina da Ju
- Endereço: Rua Conselheiro Rocha n 1053. Vila Dias – Santa Tereza. CEP: 31 010 245. Belo Horizonte. MG.
MEDIDAS:
- Muros laterais: 1,84 (largura) x 1,7 (altura)
- Mureta com letreiro: 3,0 (largura) x 0,90 (altura)
- Porta Metálica: 1,8 (largura) x 2,64 (altura)
- Portão lateral: 1,06 (largura) x 2,16 (altura)
- Largura total de parede a parede: 6,02 (largura) x 2,93 (altura)
- P&S Garagem dos Salgados
- Endereço: Rua Conselheiro Rocha n 1315. Vila Dias – Santa Tereza. CEP:31 010 245. Belo Horizonte. MG.
MEDIDAS:
- Portão: 1,45 (largura) x 1,90 (altura)
- Fachada: 3,6 (largura) x 3,1 (altura)
- Calçada: 3,10 (profundidade) x 3,45 (comprimento)
- Telha cobertura: 3,1 (largura) x 1,45 (profundidade)
- Quintada da Lúcia
- Endereço: Rua Gabro 144. Vila Dias – Santa Tereza. CEP: 31 010 179. Belo Horizonte. MG.
MEDIDAS:
- Muro: 8 m (largura) X 2,70 (altura)
- Portão: 3m (largura) X 2,20 (altura)
- Parte superior portão: 4m (largura) X1,20 (altura)
- Venda Fantasia
- Endereço: Rua Conselheiro Rocha n 1147. Vila Dias – Santa Tereza. CEP 31 010 245. Belo Horizonte. MG.
MEDIDAS:
- Fachada: 5,35 (largura) x 4,15 (altura)
- Porta Metálica: 1,86 (largura) x 2,18 (altura)
- Placa portão: 0,46 (largura) x 1,86 (altura)
- Calçada: 5,35 (comprimento) x 1,30 (profundidade) x (0,5 degraus)
- Muro do Metrô
- Endereço: Conselheiro Rocha do nº 1045 ao nª 1100 (aproximadamente). Vila Dias – Santa Tereza. Belo Horizonte. MG
MEDIDAS:
Extensão: 80,0 (comprimento) x 4,0 (altura)
OBSERVAÇÃO:
Para a categoria Muro Vila Dias, o artista poderá indicar nesta inscrição a medida aproximada do trabalho a ser realizado. E, com apoio da curadoria, durante o processo de imersão e compreensão dos demais trabalhos selecionados, será realizada a adequação necessária ao desenvolvimento da proposta como um todo.
ITEM 1: Cidades da região metropolitana de Belo Horizonte: (Baldim, Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Ibirité, Igarapé, Itaguara, Itatiaiuçu, Jaboticatubas, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Nova União, Pedro Leopoldo, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Sarzedo, Taquaraçu de Minas e Vespasiano).
As inscrições estarão abertas de 09 a 25 de agosto de 2024.
Para se inscrever o candidato deverá preencher a Ficha de Inscrição, disponível no link abaixo:
https://territorioarteurbana.com.br/inscricao/
Nela o artista deverá selecionar, FACHADA COMÉRCIO ou MURO VILA DIAS, podendo selecionar somente um dos espaços, preencher todos os dados, nome completo, nome artístico, RG, CPF, link dos seus trabalhos em plataformas web/facebook/instagram/youtube/vimeo/google drive (com permissão de acesso ao drive), e-mail, celular, proposta (sinopse, conceito, lugar, técnicas e, materiais e pré-projeto do trabalho a ser desenvolvido), selecionar 3 (três) espaços que gostaria de intervir (no caso das obras para fachadas), sendo estes por ordem de prioridade. O artista deverá também indicar o número de dias para execução da obra. No campo de detalhamento técnico, o artista deverá descrever o material e a técnica que será utilizada para a realização do trabalho.
- Haverá um campo onde os artistas deverão sinalizar sua disponibilidade para os 3 (três) dias de trabalho de imersão, que acontecerá antecedente aos 7 (sete) dias de execução das obras. Todos deverão assinalar “SIM” para a sua participação nesta etapa de trabalhos internos, firmando então o compromisso junto à organização do projeto.
- O não preenchimento de todos os dados, implica na desclassificação do candidato.
- O candidato poderá se inscrever quantas vezes quiser, mas só será selecionada uma obra por artista, dupla ou coletivo.
- Dos critérios de avaliação
- Aproximação conceitual e espacial da obra ao lugar eleito.
- Qualidade artística e técnica.
- Estratégia de visibilidade e relação com o público.
- Viabilidade técnica.
- Os artistas pré-selecionados serão comunicados pela organização do TAU via telefone para uma breve entrevista e a lista final dos selecionados estará disponível no site https://territorioarteurbana.com.br até 20 dias após encerradas as inscrições.
- Os artistas selecionados de Belo Horizonte e Região Metropolitana que forem inscritos na modalidade, FACHADA COMERCIAL, receberão um cachê em caráter de ajuda de custo no valor de R$ 3.200,00, ou seja, este valor será administrado pelo artista para compra dos e quaisquer outras demandas necessárias à execução da obra proposta. O projeto TAU custeará a alimentação de almoço para o artista em execução do trabalho e lanche para os dias de execução das obras. *Vide Item1 abaixo que compreendem a Região Metropolitana.
- Os artistas selecionados de fora de Belo Horizonte e Região Metropolitana, na categoria FACHADA COMÉRCIO, receberão um cachê em caráter de ajuda de custo no valor de R$ 4.200,00, ou seja, este valor será administrado pelo artista para compra dos materiais e quaisquer outras demandas necessárias à execução da obra proposta, além do seu transporte de sua localidade até a cidade de Belo Horizonte. O TAU se responsabiliza pela hospedagem e alimentação deste artista, durante os dias de execução do projeto. *Vide Item1 abaixo que compreendem a Região Metropolitana.
- Os artistas que forem inscritos e selecionados para a categoria MURO METRÔ BH receberão um cachê em caráter de ajuda de custo no valor de R$ 2.500,00 ou seja, este valor será administrado pelo artista para compra dos materiais e quaisquer outras demandas necessárias à execução da obra proposta. O projeto custeará a alimentação de almoço para o artista em execução do trabalho e lanche para os dias de execução das obras.
- *A equipe TAU estará disponível, no que estiver dentro das possibilidades do projeto, a atender ao máximo as demandas necessárias à boa execução das obras e sucesso dos artistas.
- A equipe curatorial do projeto será composta por profissionais especializados e com a devida experiência na área de artes visuais e terá seus critérios balizados na qualidade das propostas apresentadas, assim como na adequação das obras aos espaços selecionados e a adequação do material reaproveitado e com a devida durabilidade, dentro do que se compromete o projeto com duração mínima de 40 dias após a finalização das obras para as FACHADAS COMÉRCIO e 3 meses para o MURO METRÔ BH VILA DIAS.
- A equipe TAU tentará alocar as obras de acordo com as solicitações dos artistas na ficha de inscrição, mas não garantirá que o espaço será o solicitado, com o intuito de possibilitar a melhor adequação para a fruição do público. Portanto, fica a critério da curadoria e da equipe TAU a seleção das obras e a possível redefinição dos espaços onde serão instaladas, sendo que caso haja alguma mudança significativa, o projeto se compromete a entrar em contato com o inscrito para acordo e autorização da possível alteração.
- As obras apresentadas não deverão ter caráter ofensivo, com mensagens de cunho que reforcem a exclusão de qualquer indivíduo, seja relativo ao gênero, raça e/ou classe social, assim como não deverão ter nenhum tipo de inclinação partidária explícita.
- As obras poderão permanecer por um prazo mínimo de 40 dias, podendo se estender esse prazo, sendo que o acordo deverá ser feito diretamente entre o estabelecimento comercial e o artista. A equipe do TAU se exime de qualquer responsabilidade de manutenção da obra durante o período de 40 dias ou de extensão do mesmo.
- Para a categoria MURO METRÔ BH o prazo mínimo será de três meses e com tempo indeterminado para sua retirada, ficando essa decisão a critério da METRÔ BH, detentora dos direitos do local no qual acontecerão as intervenções.
- Os artistas deverão assinar um termo, cedendo os direitos de exposição da obra ao projeto, incluindo a utilização de fotos do processo e das obras para uso de efeitos de divulgação do projeto.
- Os artistas deverão participar da demonstração de trabalhos que acontecerá durante os três dias que antecedem a execução das obras. Serão três dias de imersão + sete dias de execução das obras. Portanto, todos os candidatos deverão assinalar “quero participar do trabalho de imersão” ficando o mesmo previamente acordado sua disponibilidade e interesse para a realização das atividades, junto à organização do projeto. Esta atividade será aberta ao público em geral.
- Os três dias de imersão serão conduzidos pela equipe curatorial, no intuito de alinhar as propostas recebidas à realidade do evento. As atividades terão em sua maioria o horário diurno como pré-definido.
- Caso o artista não possua CNPJ no ato da inscrição, o mesmo deverá fornecê-lo à equipe do projeto, antes da divulgação do resultado, no site do projeto.
- As demonstrações de trabalhos serão realizadas no espaço multiuso do Cine Santa Tereza, no horário ainda a ser definido. Cada participante terá 15 minutos para apresentarem seus processos de criação.
*Em caso de dúvidas sobre essa convocatória, os interessados deverão entrar em contato com a organização do evento através do e-mail: merceproducao@gmail.com
ITEM 1: Cidades da região metropolitana de Belo Horizonte que NÃO recebem ajuda de custo (Baldim, Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Caéte, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Ibirité, Igarapé, Itaguara, Itatiaiuçu, Jaboticatubas, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Nova União, Pedro Leopoldo, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Sarzedo, Taquaraçu de Minas e Vespasiano).
Responsabilidades da organização
- Fica sob a responsabilidade da equipe TAU, a intermediação dos artistas com os comércios selecionados, facilitando, portanto, os acordos e adaptações que por acaso surjam durante os 3 dias de imersão que antecedem a semana de execução dos trabalhos e os 7 dias de execução das obras.
- A equipe TAU acompanhará todo o processo de criação das obras, garantindo o bom funcionamento para a realização dos trabalhos.
- Para os dias de execução da obra, a equipe TAU garantirá almoço para o artista em execução do trabalho, lanche básico no período da tarde, além do fornecimento de água aos participantes.
- A organização do TAU se compromete a repassar aos artistas selecionados 60% do valor disponível para cada categoria de proposta, com até 30 dias após o resultado divulgado e os 40% referente à segunda parcela, em até 30 dias após a finalização das obras. O recebimento dos valores será mediante apresentação de assinatura de contrato e nota fiscal emitida por CNPJ vinculado ao participante. **
- Toda a comunicação e divulgação do projeto estará a cargo da organização do TAU, o qual poderá, caso seja necessário, escalar alguns participantes para possíveis entrevistas nos meios de comunicação, se o mesmo estiver de acordo. Fica, portanto, restrito aos artistas, declarações acerca do projeto sem a prévia autorização/conhecimento da equipe TAU.
- O TAU se compromete a mediar e facilitar as negociações e contatos entre artistas, espaços participantes e órgãos responsáveis, para realização exitosa dos trabalhos.
- Todo o processo de intervenção dos artistas será filmado e fotografado pela organização do projeto e estará disponível no site do TAU para acesso livre dos artistas e de interessados em geral.
** Em caso de aprovação de proposta inscrita por coletivo, é obrigatório que todos os componentes de equipe relacionados possuam MEI para pagamento do cachê previsto, que será dividido em parcelas iguais.
-
Responsabilidades dos artistas e coletivos.
- Os artistas se comprometem a estar disponíveis durante os 10 dias de evento, sendo 3 dias de imersão que compreendem 27, 28 e 29 de setembro e em realizar as obras no período de 30 de setembro a 06 de outubro de 2024 em horário previamente acordado, onde as obras deverão ser finalizadas no dia 06 de outubro até às 11:00 horas.
- Os artistas se comprometem a assinar e entregar todos os documentos e termos de compromisso necessários à execução do projeto. Caso o artista, por força maior, não possa realizar o compromisso firmado, o mesmo deverá devolver o valor recebido pelo TAU.
- Os artistas deverão ceder os direitos de registro de foto e vídeo do processo de criação e das obras finalizadas, para uso por tempo indeterminado e com fins de difusão, da organização do projeto TAU, que respeitará os créditos do artista e da obra.
- Os artistas se comprometem a realizar as obras nos espaços pré-determinados e acordados com o TAU, não extrapolando para além do espaço demarcado para execução dos trabalhos.
- As obras apresentadas pelos artistas no ato da inscrição e selecionadas pela equipe curatorial, não poderão sofrer alterações conceituais ou tecnicamente radicais durante sua execução, em relação ao que foi apresentado no período da inscrição e acordado em período de imersão.
- Caso seja necessário, fica sob a responsabilidade dos artistas a retirada das obras das fachadas dos comércios, após os 40 dias de exibição das mesmas, sendo de total responsabilidade do mesmo a entrega dos espaços como encontrado antes da realização da intervenção. ATENÇÃO: Ficando o recebimento da segunda parcela, determinado pelo cumprimento de tal acordo aqui estabelecido.
- O artista de fora de BH e Região Metropolitana sofrerão outros acordos sobre a retirada das obras, onde curadoria, artista, estabelecimento comercial e a equipe TAU, determinarão como será o procedimento de retirada dos trabalhos, caso seja necessário.
- Ao enviar a ficha de inscrição, entende-se como aceito pelo artista os termos acima colocados.
- Prazos e compromissos básicos da organização do evento
- O TAU divulgará o resultado final das propostas selecionadas em um prazo de, no máximo, 20 dias após o encerramento das inscrições.
- A seleção das propostas será feita por curadores especializados que darão o embasamento técnico ao recorte desta etapa curatorial, com base nos critérios apresentados acima, juntamente com a equipe do TAU.
- A organização do TAU se reserva ao direito de completar o quórum com artistas convidados, caso seja necessário.
- O TAU se compromete a criar um modelo de termo de compromisso e disponibilizá-lo por e-mail, para a realização de acordo entre artista ou representante legal do coletivo e o estabelecimento envolvido.
- O TAU se compromete a criar um modelo de termo de compromisso e disponibilizá-lo por e-mail, para a realização de acordo entre artista ou representante legal do coletivo e o projeto TAU.
- Para os 10 dias de realização do evento haverá uma equipe de produção acompanhando os artistas e dando o suporte para a realização dos trabalhos.
- O TAU não se responsabiliza pela manutenção das obras durante o período de 40 dias de exibição das obras, assim como não se responsabiliza no caso de extensão desse prazo.
- Quem está envolvido?
O TAU – Território Arte Urbana é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte – Secretaria Municipal de Cultura, patrocínio da Blip. Conta ainda com o apoio da Diretoria de Patrimônio Cultural de Belo Horizonte e tem a curadoria de Bárbara Macedo e Dyana Santos.
NOTA: todas as intervenções têm um caráter temporário, sendo que a permanência das mesmas deverá ser acordada diretamente entre artistas e comerciantes.
**A participação neste evento subentende-se a aceitação de todas as bases contidas nesta convocatória, entre direitos e deveres, para que o evento ocorra com tranquilidade, buscando o êxito em cada trabalho e em todo o evento. A organização se reserva ao direito de suspender ou excluir uma obra a qual não siga o que foi enviado anteriormente no período de inscrição e definido em período de imersão. A organização se reserva ao direito de suspender ou cancelar a mostra, caso haja uma causa de força maior que justifique tal atitude. A organização se reserva ao direito de modificar qualquer base caso entenda ser necessário para o êxito do projeto, se comprometendo a comunicar a todos sobre tais mudanças. Os comércios onde acontecerão as intervenções se eximem de qualquer responsabilidade durante a realização da semana de intervenções, assim como na mostra dos trabalhos que acontecerá nos 40 dias posteriores à finalização dos trabalhos.
NOTA: todas as intervenções têm um caráter temporário, sendo que a permanência das mesmas deverá ser acordada diretamente entre artistas e comerciantes.
**A participação neste evento subentende-se a aceitação de todas as bases contidas nessa convocatória, entre direitos e deveres, para que o evento ocorra com tranquilidade, buscando o êxito em cada trabalho e em todo o evento. A organização se reserva ao direito de suspender ou excluir uma obra a qual não siga o que foi enviado anteriormente no período de inscrição. A organização se reserva ao direito de suspender ou cancelar a mostra, caso haja uma causa de força maior que justifique tal atitude. A organização se reserva ao direito de modificar qualquer base caso entenda ser necessário para o êxito do projeto, se comprometendo a comunicar a todos sobre tais mudanças. Os comércios onde acontecerão as intervenções se eximem de qualquer responsabilidade durante a realização da semana de intervenções, assim como na mostra que acontecerá nas 3 semanas posteriores à finalização dos trabalhos.